21.12.02

Dia de Gibi Novo: Couscous Express

Faz algum tempo que eu queria ler alguma coisa do Brian Wood. Na falta de Channel Zero acabei encomendando Couscous Express. Apesar de não ter matado a fome de ler a outra, essa graphic novel foi bastante satisfatória.

Ilustrado por Brett Weldele, Couscous conta a história de Olive, uma filha de imigrantes que trabalha no restaurante dos pais como entregadora. Como toda pessoa descolada de dezesseis anos, Olive não tem lá muita consideração pelos pais. Tudo isso muda quando eles são ameçados por um gangster que tem uma história pregressa com a mãe de Olive.

Couscous podia ser um filme de ação - e dos bons. Só que ela se torna mais memorável por ser uma história em quadrinhos. A arte é linda, o ritmo é perfeito e - mais importante que isso - o cenário, história e personagens são contemporâneos.

Eu estava começando a ficar com a impressão que estava me cansando de quadrinhos de ação, mas o problema é que - nas hqs - "ação" quase sempre é sinônimo de "super-heróis", gênero que não me interessa mais (tirando aqueles títulos que são justamente exames da fórmula). Couscous Express dissipou essa impressão.

De fato, Brian Wood, Larry Young e a AiT/Planetlar estão tornando os quadrinhos melhores!